Saiba Mais

Conheça seu destino


Fundada em 1537, a capital do Paraguai, localizada junto à baía de mesmo nome, se tornou uma das principais cidades turísticas da América Latina devido a preservação de sua arquitetura colonial. Assunção possui a maior densidade urbana do país.

O clima tropical no Paraguai costuma ser bem parecido com o Brasil possuindo verões chuvosos e temperaturas altas chegando a 40ºC. Sua topografia é irregular fazendo com que a cidade tenha diversas colinas devidamente nomeadas.

A cidade é detentora do único porto fluvial do país junto com uma grande rede hoteleira, passeios públicos, shoppings e jardins bem conservados, que preservam muito da flora natural do país. Ao visitar Assunção, é indispensável conhecer seus museus, bibliotecas e as inúmeras construções históricas, além de saborear sua rica culinária típica e seus artesanatos tradicionais.

Cultura

A cidade de Assunção foi fundada como um forte em 1537 com o nome de Mãe das Cidades e depois conquistou sua independência em 1811. As marcas de seu colonialismo se mantém até hoje, retratadas em sua arquitetura preservada, apresentando suas raízes nativas tanto indígenas como espanholas.

Outras marcas tão evidentes na capital paraguaia são relacionadas as duas grandes guerras nas quais o país teve envolvido: a da Tríplice Aliança – Brasil, Argentina e Uruguai – e a do Chaco, contra a Bolívia. Estes dois momentos históricos podem ser revividos em museus e centros culturais da cidade, responsáveis por proporcionar verdadeiras viagens no tempo.

A culinária do Paraguai tem forte influência indígena, predominando o milho e a mandioca que derivam diversas comidas típicas para todos os gostos. A sopa paraguaia, chipa guazu e o vori vori são indispensáveis para apreciação. Também é muito consumido o tereré, infusão de ervas muito semelhante ao chimarrão, porém gelada.

Turismo

Assunção é a cidade com maior atividade cultural do Paraguai. Nela se encontram vários teatros, como o Teatro Municipal Ignácio A. Pane, construído em 1843, o qual é o centro das atividades culturais, teatrais e artísticas.

Os museus de Assunção e seus arredores são, em geral, pequenos. Em compensação, a ampla variedade de seu patrimônio permitiu a criação de uma grande quantidade de pequenas salas que brindam ao visitante à oportunidade de conhecer a história do país através das expressões artísticas nelas contidas.

Vale a pena visitar o Museu do Barro que possui um bom acervo indígena e contemporâneo, localizado na periferia da cidade. A Manzana de La Riveira em frente ao palácio presidencial, possui várias residências restauradas que hoje funcionam como um museu da evolução arquitetônica e uma bela galeria de arte.

Uma visita a baía de Assunção ilustra os vestígios da Guerra da Tríplice Aliança, onde ainda se vê os canhões apostados que foram utilizados durante a guerra e um mirador do qual se pode observar o horizonte contornado por edifícios e a natureza que rodeia a baía.

A cidade também conta com numerosas bibliotecas, entre as quais estão a Biblioteca Pública Municipal "Augusto Roa Bastos", a Biblioteca Nacional e a Biblioteca Agrícola Nacional.

O Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi (homenagem ao aviador paraguaio) é o principal aeroporto do Paraguai e o mais conveniente para turistas desembarcarem no país. Ele está localizado em Luque, uma cidade suburbana de Assunção.

A cidade conta com um Terminal de Ônibus onde se opera 115 empresas de transporte público que se encarrega de recepcionar e interconectar aos ônibus de média distância provenientes de cidades do interior, ainda que sua principal função seja o embarque e desembarque de linhas internacionais.

Recomenda-se utilizar casas de câmbio autorizadas para a troca de moeda, visto que cambistas geralmente são mais caros para os turistas.

Hotelaria

Atualmente, a cidade possui uma boa rede hoteleira, que oferece fácil acesso aos principais pontos turísticos do país, além de passeios públicos, shoppings e jardins bem conservados, que preservam muito da flora natural do país. Alguns hotéis oferecem cassinos próprios e casas de shows em suas instâncias além de roteiros e dicas turísticas para conhecer a cidade.

Basta poucos dias para conhecer a cidade e seus principais pontos turísticos, já que sua maioria se encontra na área central e todos muito próximos.